Antologia Poetas contemporâneas do Brasil, Unicamp
POETAS CONTEMPORÂNEAS
O dossiê POETAS CONTEMPORÂNEAS DO BRASIL é publicação do projeto p-o-e-s-i-a realizada em parceria com a UNICAMP, Universidade Estadual de Campinas. Este dossiê completa uma trilogia inicial de publicações do projeto, incluindo POESIA INDÍGENA HOJE, com 27 autores de diversas etnias, tendo como homenageada a poeta e escritora Eliane Potiguara; e POESIA HOJE: NEGRA que tem como homenageados, Conceição Evaristo e Waldo Motta, além de contar com a participação de 25 autores selecionados pelos editores convidados, Ricardo Aleixo e Fatima Aleixo.
O projeto p-o-e-s-ia nasceu em 2020 como resposta à onda obscurantista que assola nosso país. Com apoio de amigos, poetas, professores, leitores e colaboradores da campanha de financiamento coletivo o projeto viabilizou não apenas a realização dos dossiês supracitados, como também a concessão de auxílios financeiros a 20 poetas em vulnerabilidade social, selecionados pela comissão formada por Claudio Willer, Dandara Tonantzin, Djamila Ribeiro, Duda Salabert, Marcia Kambeba e Tiago Hakiy. Além dos auxílios, o projeto inaugurou o portal www.p-o-e-si-a.org, onde é possível acessar gratuitamente estes conteúdos,
incluindo os dossiês, de modo a democratizar o acesso à poesia brasileira.
Para o dossiê POETAS CONTEMPORÂNEAS DO BRASIL a editora convidada é a poeta e multi-artista Beatriz Azevedo. Conheci a autora durante o lançamento do livro Antropofagia Palimpsesto Selvagem com prefácio do Viveiros de Castro e desenhos do Tunga, lançado pela Cosac Naify. Desde então, trabalhamos juntas em muitos projetos, entre eles o p-o-e-s-i-a.org. Para além de seu talento enquanto poeta e artista, sempre admirei Beatriz pelo seu extremo comprometimento, zelo e ética no trabalho cotidiano, por seu respeito a todos os profissionais envolvidos, e por sua atuação generosa de inclusão e dedicação a uma realização coletiva – qualidades raras no mundo neoliberal. Durante o projeto p-o-e-s-i-a perdemos amigos e familiares, tanto pela pandemia, como pelas dificuldades que esta nos
trouxe. Uma das perdas difíceis que enfrentamos foi a da poeta Olga Savary, integrante do Conselho. Lamentamos muito seu falecimento, e queremos dedicar este dossiê à sua memória. Beatriz escreveu um lindo relato sobre este último encontro com Olga: “Poetisa não, poeta!” publicado na Revista Cult. A expressão usada pela própria Olga dá o tom deste dossiê: a possibilidade de que mulheres se auto anunciem como preferirem.
O dossiê POETAS CONTEMPORÂNEAS DO BRASIL é um dos muitos recortes possíveis dentro da literatura brasileira, pois somos um país povoado de poetas e/ou poetisas talentosas. Aqui estão reunidos poemas e ensaios de 34 poetas e escritoras que, escrevendo sobre si, sobre outras mulheres, sobre o que quiserem, descrevem e reescrevem histórias, corpos, memórias: Adriana Calcanhotto, Alice Ruiz, Alice Sant’anna, Ana Kiffer, Ana Martins Marques, Beatriz Azevedo, Cafira Zoé, Célia Pedrosa, Chantal Castelli, Conceição Evaristo, Dirce Waltrick do Amarante, Eliane Robert Moraes, Francesca Cricelli, Geni Guimarães, Graça Graúna, Josely Vianna Baptista, Jussara Salazar, Ledusha, Lu Menezes, Luci Collin, Lubi Prates, Márcia Wayna Kambeba, Márcia Tiburi, Marilene Felinto, Marília Garcia, Marília Librandi, Nathalia Menhem, Patricia Lavelle, Patrícia Lino, Paula Valéria Andrade, Prisca Augustoni, Renata Pallottini, Simone Homem de Mello e Zélia Duncan.
Destes nomes destacamos dois a quem o projeto p-o-e-si-a presta homenagem especial: Alice Ruiz e Lu Menezes, que são conselheiras do projeto e poetas de notável sensibilidade e força, com longas trajetórias de contribuição à arte e ao país. Assim, seguimos pelo fortalecimento da poesia brasileira.
Boa leitura!
Laura Francis
Editora Adjunta